quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

                            MÉTODOS DE PREVENÇÃO...



  • Com a relação,  a transmissão via contato sexual, a maneira indicada , é a utilização correta de preservativos durante a relação.
  • Utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimento médicos.
  • Instrumentos cortantes,que entram em contato com o sangue devem ser esterilizados de forma correta antes do uso.
  • Nas transfusões de sangue deve haver um rigoroso sistema de testes, para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.
   

   
IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO...

A  prevenção contra a AIDS é muito importante, pois com ela você pode estar livre de se contrair tanto o vírus da AIDS, quanto outras doenças. Pois todo erro gera uma consequência, 
e por causa de um ato irresponsável, podemos pagar caro  "com a nossa própria vida". 

Se todos conscientizar-se, hoje não teriam tantos casos de AIDS.
QUEM SÃO AS MAIORES VÍTIMAS DA AIDS 

O número de aidéticos no Brasil, aumenta a cada dia que passa, o seu maior alvo, são os adolescentes pois estão mais expostos a aventuras, festas, namoradinhos, enfim ficam expostos ao perigo. No momento da diversão, não pensam que o amanhã pode trazer consequências sérias,podendo levar a morte se contrair o vírus da AIDS.
  



  A  "AIDS" 


    não 


  perde 


  uma 


balada!







quarta-feira, 30 de novembro de 2011





  Estatuto do Natal
                       Art. I:
                 Que a estrela que guiou ou Reis Magos para o caminho de Belém  guie-nos também nos caminhos difíceis da vida.
                       Art. II:
                 Que o Natal não seja somente um dia, mas 365 dias.
                       Art. III:
                 Que o Natal seja um nascer de esperança, de fé e de fraternidade.
                       Parágrafo único:
                  Fica decretado que o Natal não é comercial, e sim espiritual.
                       Art. IV:
                 Que os homens, ao falarem de crise, lembrem-se de uma  manjedoura e uma estrela, que como bússola, apontem para o Norte da Salvação.
                       Art. V:
                  Que no Natal, os homens façam como as crianças: dêem-se as mãos e tentem promover a paz.
                       Art. VI:
                  Que haja menos desânimos, desamores, tristezas. E mais confiança no menino Jesus.
                      Parágrafo único:
                   Fica decretado que o nascimento de Deus Menino é para todos: pobres e ricos, negros e brancos.
                       Art. VII:
                   Que os homens não sigam a corrida consumista de "ter", mas voltem-se para o "ser", louvando o Seu Criador.
                       Art.VIII:
                   Que os canhões silenciem, que as bombas fiquem eternamente guardadas nos arsenais, que se ouça os anjos cantarem Glória a Deus no mais alto dos céus.
                       Parágrafo único:
                   Fica decretado que todos devem poder dizer, ao se darem as mãos:
                                                Feliz Natal ! ! !
                                   




 
      
 
 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Principais instituições de repressão

Dura até 90 dias, prende milhares, tortura centenas e causa as primeiras mortes. No rio, improvisa 2 navios – prisão. Em PE amarra e arrasta pelas ruas o líder camponês e ex-deputado do PCB Gregório Bezerra. Até maio os cassados chegaram a 441, entre eles Juscelino, Jânio e Jango; 55 congressistas, sobretudo do PTB, diplomatas, militares, sindicalistas, intelectuais. Há 2.985 funcionários civis e 2.757 militares demitidos ou forçados à aposentadoria. A Linha Dura elabora lista de 5 mil "inimigos". Em outubro de 65, foi publicado o AI-2 que dissolvia os partidos e criava o bipartidarismo: ARENA (a favor) e MDB (oposição). Esse ato representava mais uma vitória da "linha dura" do Exército.
A onda de golpes e ditaduras militares na América Latina
Dos anos 60 – 70 baseia-se com adaptações, na segurança nacional. E em nome dela recebe dos EUA apoio político-diplomático, econômico e em alguns casos militar, conduta que não se altera até a política de direitos humanos de Jimmy Cárter (77). Entre o golpe de 64 no Brasil e o de 73 no Chile, a maior parte do continente cai sob regimes impostos pelas Forças Armadas. Embora com peculiaridades nacionais significativas, o fenômeno tem traços comuns. O militarismo, endêmico na região, assume nova feição: o velho caudilhismo dá lugar a ditaduras impessoais onde as instituições militares detêm o poder: a tortura e "desaparecimento" de opositores se difundem.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Principais metodos de tortura

Abacinamento-ou abaçanamento consistia em um suplício medieval onde a vítima era cegada com ferro em brasa.

Privação de sono- é uma falta da quantidade necessária de sono por uma pessoa. O campeão mundial de privação de sono é Tony Wright.A duração do sono pode ser reduzida (privação) em diversas situações como nas pessoas que trabalham ou estudam muitas horas em detrimento do sono; também nas pessoas que dormem menos por lazer, para ter mais tempo para se divertir e menos para o sono. Esta privação pode ser portanto auto-imposta ou imposta pela sociedade sendo muito importante e com as consequências no dia seguinte.No geral, a falta de sono pode resultar em bocejo, confusão geral, Depressão Nervosa, desmaios, despersonalização / desrealização, diminuição da atividade mental e concentração, dor de cabeça, dor nos músculos, fala sem sentido, hiperatividade, hipertensão, impaciência, irritabilidade, lapso ou perda de memória, náusea, olheiras, palidez, perda ou ganho de peso, psicose, sintomas similares aos de intoxicação alcoólica, tempo de reação reduzido, tontura, tremor nas mãos, visão embaçada, dentre outros.

Choques elétricos- O choque elétrico (AO 1945: choque eléctrico) é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.Por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas , fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.

Eletrochoque -A eletroconvulsoterapia (ECT), electroconvulsivoterapia, eletroconvulsivoterapia, também conhecida por eletrochoques, é um tratamento psiquiátrico no qual são provocadas alterações na atividade elétrica do cérebro induzidas por meio de passagem de corrente elétrica, sob condição de anestesia geral. Desenvolvida por volta de 1930, hoje em dia é um método utilizado mais frequentemente no tratamento da depressão grave, sendo também usada para tratar a esquizofrenia, a mania, a catatonia, a epilepsia e a doença bipolar. A literatura médica actual confirma que a ECT é um procedimento seguro, eficaz e indolor, para o qual continuam a existir indicações precisas.

Taser-A Taser International é uma empresa estadunidense, registrada na NASDAQ (NASDAQ: TASR), que desde 1993 fabrica e vende diversos modelos de armas de eletrochoque, popularizando seu uso principalmente pelas polícias de diversos países. Os tasers, como são conhecidos, apesar de possuírem um funcionamento básico comum em relação ao padrão das armas de eletrochoque, têm os dois eletrodos de carga não permanentemente unidos à estrutura 

Afogamento simulado -O afogamento simulado e uma forma de tortura na qual a pessoa é deitada de costas e imobilizada, com a cabeça inclinada para trás (a chamada "posição de Trendelenburg"), e água é lançada sobre a face e para dentro das vias respiratórias. Por meio do sufocamento forçado e da inspiração de água, o torturado passa pelo processo de afogamento e é levado a acreditar que a sua morte é iminente.

sábado, 19 de novembro de 2011

Pricipais acusados de torturas e suas defesas


  De todas as violações de direitos humanos, a tortura é universalmente reconhecida como uma das mais odiosas e é também uma das mais frequentes no Brasil. Utilizada em todo o território nacional por agentes públicos das forças de segurança como instrumento de coação para obter confissões forçadas, chega a ser considerada por analistas como o principal mecanismo de investigação policial no país. Também é largamente aplicada como meio de punição e imposição de disciplina em presídios e em centros de cumprimento de medidas sócio educativas para adolescentes, além de meio de extorsão econômica aplicada contra suspeitos e autores de crimes.
  Embora o Brasil seja signatário das convenções e tratados internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurídico lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala, conforme tem sido demonstrado por instituições públicas e organizações não-governamentais de direitos humanos nacionais e internacionais dignas de credibilidade. Depois de três anos de vigência de lei autônoma, aprovada em abril de 1997, que tipificou a tortura, não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgada em última instância, embora tenham sido registrados nesse período centenas de casos, além de numerosos outros presumíveis mas não registrados. Mesmo repudiada por autoridades públicas e pela sociedade civil, prevalece a impunidade dos autores, evidenciando que as vítimas e testemunhas da tortura não têm tido acesso satisfatório à Justiça.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

                              Movimento tortura nunca mais
O Grupo Tortura Nunca Mais na verdade são diversos grupos, desenvolvidos através de associações, ligados entre si e que tem como objetivo organizar a sociedade, com vista à ordem do Estado, criando dessa forma uma "verdadeira oposição, também chamada de esquerda políticas nacionais" (considerando ai, o verdadeiro e político termo de "esquerda (não-governo)" e "direita (governo)", mais precisamente se usa atualmente os termos de "Organizações Não - Governamental(ONG)", termos esses criados pela antropóloga e intelectual Ruth Cardoso(exatamente para evitar as ambigüidades institucionais); essas organizações que declaram em seus estatutos, ter o objetivo de lutar contra violações dos direitos humanos, de forma geral, apoiar quem luta pela causa dos direitos humanos, intercambiar informações sobre os temas, prestar assistência às pessoas atingidas e trazer a história do Brasil durante o período de ditadura. a qualquer ato de repressão política, do passado ou do presente, sejam quais forem os atos criminosos aos da chamada direita ou esquerda ideológica, como a a qualquer tipo de tortura ou terrorismo, como hoje se verificam nos presídios e no sistema carcerário brasileiro, em governos que vem resolver e nâo resolvem. Muitas vezes pactuado pelo governo constituído, alegando falta de recursos e outras formas irresponsáveis de não resolver problemas, e outras aquiescência das autoridades sempre presentes e ausentes ao mesmo tempo, são de forma geral, grupos de pressão política brasileiros, e hajem em nome da Nação brasileira, dos seus direitos humanos.
Carta aberta de um
torturado ao presidente Geisel

O torturador tinha sempre na cabeça um capacete
do exército nazista, com a suástica. Ao entrar na sala,
estendia a mão e saudava: “Heil, Hitler”.

Por Amadeu de Almeida Rocha • Versus 23 • julho de 1978
Na edição número 20 de Versus, de abril-maio de 1978, quando já sustentávamos abertamente o debate sobre a reorganização partidária pós ditadura e os rumos futuros do socialismo brasileiro, Paulo Santilli e eu recebemos uma carta de Amadeu de Almeida Rocha, preso, até então, desde 5 de abril de 1973, na Divisão de Segurança Especial (DESIPE), no temido endereço da Rua Frei Caneca, 457, no Rio de Janeiro. Condenado a 12 anos de prisão por suas atividades políticas, o ex-dirigente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) leu Versus em sua cela e passou a apoiar a iniciativa que visava à criação de um novo e amplo partido político dos trabalhadores brasileiros.

A correspondência que mantive com Amadeu de Almeida Rocha culminou com a publicação de um corajoso texto, escrito por ele, intitulado “Carta aberta de um torturado ao presidente Geisel”, que publicamos na íntegra, na edição 23 de Versus, de julho-agosto. Os fatos relatados pelo missivista, detido há anos sem um julgamento justo, sensibilizaram o país e as entidades de defesa dos direitos humanos no exterior. Mais tarde, sua divulgação nos trouxe a maior honraria da imprensa brasileira: o prêmio Vladimir Herzog dos Direitos Humanos, outorgado à redação de Versus pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
(Omar L. de Barros Filho)
Excelentíssimo Senhor
General de Exército Ernesto Geisel
Presidente da República Federativa do Brasil
Senhor Presidente:

No governo do então marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, a Nação tomou conhecimento de que, em diversas regiões do país, autoridades policiais e militares estavam torturando presos políticos. Na época, a imprensa deu grande destaque à decisão do presidente Castelo Branco em enviar, Vossa Excelência, Chefe da Casa Militar, a essas regiões a fim de, “in loco”, investigar se eram procedentes ou não aquelas denúncias. Até hoje, lamentavelmente, Senhor Presidente, a Nação desconhece o resultado dessas investigações: se as informações recolhidas por Vossa Excelência comprovaram ou não a veracidade dos fatos denunciados.

Infelizmente, Senhor Presidente, o recurso à tortura, como método de interrogatório, tem sido uma prática rotineira nos últimos tempos no Brasil. Meses atrás, por exemplo, Vossa Excelência foi obrigada a agir com energia e autoridade no Estado de São Paulo, a fim de coibir barbáries atentatórias à dignidade da pessoa humana.

Senhor Presidente Geisel:
Em face da impossibilidade da Justiça investigar e julgar crimes contra os direitos da pessoa humana e, considerando que, por razões desconhecidas, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, subordinado ao Ministério da Justiça, é importante para tomar qualquer providência a respeito, e tendo sido nós barbaramente torturados, e estando presos há quase quatro anos sem julgamento, vimos, respeitosamente, encaminhar a Vossa Excelência o documento anexo, redigido e assinado por um dos signatários desta, sobre as violências físicas, psicológicas e morais que todos nós fomos submetidos no DOI/1º Exército, localizado no interior do Batalhão de Polícia do Exército, à Rua Barão de Mesquita, Tijuca, Rio de Janeiro.

Divisão de Segurança Especial, Anexo ao Presídio Milton Dias Moreira, DESIPE, Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1976.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Coleta Seletiva

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume principalmente nos grandes centros urbanos é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, atingindo quantidades impressionantes. Na maior parte dos municípios brasileiros (cerca  de 76% deles), o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública.
            As conseqüências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto.
            Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema.
            Nosso lixo é composto por diversos tipos de material, grande parte reaproveitável. A Coleta seletiva consiste na separação de tudo o que pode ser reaproveitado, enviando-se esse material para reciclagem.
            Mas o que é coleta seletiva? E o que ela pode contribuir para a minimização dos resíduos?
            Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando, quanto por um grupo de pessoas (empresas, condomínios, escolas, cidades, etc.).
            A coleta seletiva contribui para a minimização de resíduos, pois, é um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupões três regrinhas básicas que devem ser seguidas: primeiro pensar em todas as maneiras de REDUZIR o lixo, depois, REAPROVEITAR tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para RECICLAR. Essa forma de atuação é chamada de 3 R, que é a letra inicial de cada uma das palavras-chave.
            Portanto, a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo e sim materiais para reciclar, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

                                             Futebol nos anos  60 e 70
Algumas pessoas discordam, dizendo que naquela época o jogo era lento e outras coisas mais, mas para mim a grande diferença está no meio-campo, ou seja, a parte sensível da espinha dorsal de um time de futebol.
Naquele tempo todos os times usavam o 4-2-4, com raras exceções comoFluminense que utilizava Telê pela direita fazendo o terceiro homem e oBotafogo que utilizava Zagallo pela esquerda fazendo a mesma função.
O Corinthians tinha Edson Cegonha, depois Tião e Rivelino. O Santos tinha Zito (depois Lima e Clodoaldo) e Mengálvio (depois Lima). O São Paulo nos anos 60 trocou tanto o meio de campo que não daria para enumerar. Somente nos anos 70, com a vinda de Chicão, Gérson e Pedro Rocha conseguiram formar um bom meio-campo. O Palmeiras tinha Zéquinha e Chinesinho, que foram substituídos por Dudu e Ademir da Guia.
Seu Olegário (Dudu) chegou da Ferroviária para o Palmeiras e os torcedores ficaram cismados com aquele rapaz franzino e muitos duvidaram de sua permanência no clube. Quando assumiu a posição de Zequinha o futebol de Dudu apareceu. Ele fazia a cobertura dos dois laterais e ainda era o líbero na frente dos zagueiros.
Ademir da Guia veio do Bangu, trazido por seu pai, o grande Domingos da Guia, tido por muitos como o melhor beque central que o Brasil teve. Passados 4 ou 5 meses seu pai veio visitá-lo e ficou surpreso ao ver o filho na reserva. Ademir então disse ao pai: “assista ao treino e veja o Chinesinho jogar. Ele parece mágico, o seu domínio da bola é espetacular“. Mas passados alguns meses Chinesinho foi vendido para o Catania da Itália e Ademir assumiu o posto de titular.
Ademir da Guia foi um jogador magistral. Tido por muitos como lento, Ademir tinha passadas longas, parecia um bailarino, seus pés pareciam que nem no chão tocavam e quando partia com a bola quase sempre deixava os atacantes palestrinos na cara do gol, que o digam Gildo, Edu Bala, Ademar Pantera, César Maluco, Nei e muitos outros.

                                                          guerrilha


Guerrilha do Araguaia foi um movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960e a primeira metade da década de 1970. Criada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), uma dissidência armada do Partido Comunista Brasileiro(PCB), tinha como o objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, baseado nas experiências vitoriosas da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa.
Combatida pelo exército a partir de 1972, quando vários de seus integrantes já haviam se estabelecido na região há pelo menos seis anos, o palco das operações de combate entre a guerrilha e o Exército se deu onde os estados de GoiásPará e Maranhão faziam fronteira. Seu nome vem do fato de se localizar às margens do rio Araguaia, próximo às cidades de São Geraldo do Araguaia e Marabá no Pará e de Xambioá, no norte de Goiás (região onde atualmente é o norte do estado de Tocantins, também denominada comoBico do Papagaio).[1]
Estima-se que o movimento, que pretendia derrubar o governo militar, fomentando um levante da população, primeiro rural e depois urbana, e instalar um governo comunista no Brasil, era composto por cerca de oitentaguerrilheiros sendo que, destes, menos de vinte sobreviveram, entre eles, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, que foi detido pelo Exército em 1972, ainda na primeira fase das operações militares. A grande maioria dos combatentes, formada principalmente por ex-estudantes universitários e profissionais liberais, foi morta em combate na selva ou executada após sua prisão pelos militares, durante as operações finais, em 1973 e 1974.[1] Mais de cinquenta deles são considerados ainda hoje como desaparecidos políticos.[2]
Desconhecida do restante do país à época em que ocorreu, protegida por uma cortina de silêncio e censura a que o movimento e as operações militares contra ela foram submetidos, os detalhes sobre a guerrilha só começaram a aparecer cerca de vinte anos após sua extinção pelas Forças Armadas, já no período de redemocratização.

                                Tropicália no Brasil anos 60 e 70 

 A Tropicália , Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop - rock e a concretismo ); mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.
Quais objetivos? 
Tinha também objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar , no final da década de 1960.
O que manifestou? 
O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso , Gilberto Gil , Os Mutantes e Tom Zé ); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica ), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha ) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa).

REVOLUÇÃO NO  BRASIL- ANOS 60 E 70 
Houve uma grande revolução nos anos 60 e 70 com o aparecimento do feminismo e os movimentos a favor dos negros e homossexuais. Surgem também os hippies, os quais eram totalmente a favor da paz,também conhecido como contracultura.Foram também décadas marcadas pelas drogas. Foram décadas em que os projetos dos anos 50, foram realizados. Também surgiram movimentos em defesa do meio ambiente. Nos anos 70, houve um crescimento das revoluções comportamentais dos anos 60.

Crise Política


A crise política nos anos 60 e 70 no Brasil

A metade do século XX chegava ao fim, e muitas mudanças ocorreram no mundo inteiro e no Brasil não foi diferente. Muitos governos ao redor do globo sendo questionados, derrubados, militares tomando posse, pessoas morrendo, guerras acontecendo. Foram algumas coisas que vinham acontecendo e viria a ser muito pior nos anos 60. Juscelino Kubitschek, o presidente que acreditou poder crescer o país com um lema de “50 anos em 5”, havia construído a capital da república, Brasília foi erguida. Jânio Quadros, então se elegeu presidente após JK, com um pensamento de “varrer a corrupção” dos governantes brasileiros, Jânio não durou nem um ano no poder. Seu vice João Goulart assume o mandato, ficando por 3 anos no poder, com uma política mais aberta, conversas com JFK, então presidente dos EUA, mostrava um Brasil mais amigável para os olhos estrangeiros. Porém, em 1964, tendo toda sua idéia de governo questionada por militares, Jango não resistiu à pressão das tropas militares que invadiram as ruas em Minas Gerais e São Paulo e acabou refugiando-se no Uruguai para evitar uma guerra icivil. Perdendo assim seu posto de presidente da república e dando inicio ao período mais triste e repressor da história recente do nosso país.
GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)
Ele foi o primeiro presidente do regime militar a assumir a Presidência do Brasil.Durante o seu mandato foram baixados três Atos Institucionais, que ocorreram cassações de mandatos federais e estaduais e transferências ao Congresso para escolha do presidente, alem de dissolver os partidos políticos.Assim, somente os partidos da Arena (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, estavam autorizados a funcionar, instituindo-se o bipartidarismo. (é uma situação política em que apenas dois partidos dividem o poder).
GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)
Arthur Costa e Silva foi um militar e político, o segundo presidente do regime militar instaurado pelo golpe militar de 1964.Foi eleito indiretamente pelo congresso.O seu governo foi marcado pelo AI-5 (Ato Institucional número cinco) que lhe daria direito de fechar o parlamento, cassar políticos e institucionalizar a repressão. Em 31 de agosto de 1969 Costa e Silva por motivo de doença foi afastado da presidência, o seu vice Pedro Aleixo não assumiu o poder por ser civil e ser contra o AI-5, em conseqüência a Junta Militar assumiu a o comando do país.
GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)
No Brasil, as juntas militares foram grupos de oficiais que assumiram o governo durante o período da República, em exceção constitucional: em 1930, 1961,1964 e 1969. Por dois meses a Junta militar assumiu o comando do país de 31 de agosto a 30 de outubro de 1969. Formada por altos comandantes das forças armadas, normalmente após a tomada do poder por meio de um putsch ou um golpe de estado. Uma das principais realizações da Junta Militar Brasileira: Lei de segurança Nacional, Reabertura do Congresso e a Nomeação de Emílio Garrastazu Médici como presidente. A junta pode estar diretamente a cargo das funções de governo ou exercer nominalmente um papel consultivo, delegado o cargo político concreto a um de seus membros ou a outro representante, elas respondem em geral a situações de forte instabilidade política, onde interesses ideológicos levam os setores mais conservadores a controlar o poder diretamente.
GOVERNO MEDICI (1969-1974)
O governo de Emílio Garrastazu Médici, do segundo semestre de 1969 até u início de 1974 foi o período de maior repressão da ditadura. Prisões, torturas grupos de extermínio eram comuns, severa censura a livros, filmes e liberdades individuais. Por isso esse período ficou conhecido como “anos de chumbo da ditadura” e Médici era chamado de O Carrasco Azul. Foi no governo de Médici que Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros foram exilados do país por discordarem do regime. Para exemplificar esse momento foi criado o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”. A luta armada ficava cada vez mais forte, e várias guerrilhas iam acontecendo também, com destaque para a guerrilha do Araguaia.
Mas também foi em seu governo que aconteceu um grande desenvolvimento econômico, o chamado “milagre econômico”, que o PIB aumentou cerca de 12% ao ano, contra uma inflação que beirava 18%. Soma-se a isto construções como a Transamazônica, a ponte Rio Niterói e a Hidrelétrica de Itaipu. O país avançou, porém a divida externa e a desigualdade social imperou cada vez mais.
GOVERNO GEISEL (1974-1979)
Assumindo a presidência do Brasil antes da metade da década de 70 o general Ernesto Geisel começa um lento processo de transição rumo à democracia. Tomando posse ao mesmo tempo em que o milagre econômico chegava ao fim e a insatisfação do povo com as altas taxas era muito difícil governar fazendo com que a maioria do povo ficasse feliz,. A crise do petróleo e a recessão mundial mudam muito a economia brasileira, na mesma época em que créditos e empréstimos internacionais diminuem.
Geisel tinha como base de governo a abertura política lenta, gradual e segura. 
Trazendo muita insatisfação popular, o governo Geisel foi marcado por inúmeras fatalidades. Em 1978, o então presidente acaba com o AI-5 e começa a trilhar os passos para a volta da democracia no país.
GOVERNO FIGUEIREDO (1979-1985) 
João Figueiredo assumiu o país em 1979, e foi até 1985. O último general-presidente o governar o Brasil. Ele decretou a ”lei da anistia” dando o direito de retorno ao Brasil para artistas, políticos e demais cidadãos brasileiros exilados por crimes políticos. Os militares mais conservadores continuavam a repressão clandestinamente.
O pluripartidarismo foi restabelecido durante o governo Figueiredo em 1979, trazendo os partidos de volta. 
A inflação durante o governo estava alta.
Partidos de oposição começaram a surgir e os sindicatos se fortaleceram. O movimento das Diretas Já ganhou forma em 1984, com a participação de artistas, políticos de oposição e milhões de brasileiros, mas a “Emenda Dante de Oliveira” não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

 O Bloqueio de Berlim e suas consequencias.



O Bloqueio de Berlim (de 24 de Junho de 1948 a 11 de maio de 1949) tornou-se uma das maiores crises da Guerra Fria, desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário e rodoviário à cidade de Berlim Ocidental. A crise arrefeceu ao ficar claro que a URSS não agiria para impedir a ponte aérea de alimentos e outros gêneros organizada e operada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França.

Com o término da Segunda Guerra Mundial em 8 de maio de 1945, tropas soviéticas e ocidentais (americanas, britânicas e francesas) encontravam-se espalhadas pela Europa, aquelas a leste, estas a oeste, formando uma linha divisória arbitrária no centro do continente. Na Conferência de Potsdam, os aliados acordaram dividir a Alemanha derrotada em quatro zonas de ocupação (conforme os princípios previamente definidos na Conferência de Ialta), conceito também aplicado a Berlim, que foi então partilhada em quatro setores. Como Berlim havia ficado bem no centro da zona de ocupação soviética da Alemanha (que viria a tornar-se a Alemanha Oriental), as zonas americana, britânica e francesa em Berlim encontravam-se cercadas por território ocupado pelo Exército Vermelho. Esta situação viria a ser um ponto focal das tensões que levariam à dissolução da aliança sovieto-ocidental formada na Segunda Guerra.

A URSS encerrou o bloqueio à 00h01 de 12 de maio de 1949. Contudo, a ponte aérea continuou a funcionar até 30 de Setembro, pois os quatro países ocidentais preferiram criar um estoque de suprimentos em Berlim Ocidental para o caso de novo bloqueio soviético.

domingo, 12 de junho de 2011

Oe ensinamentos de sócrates para a juventude

                                                     Ensinamentos de Sócrates
*Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
*Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem.
*Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.
*Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
*Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.
*O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
*Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
*O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.
*Só sei que nada sei.
*. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo.
*O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.
*Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.
*Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.
*Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.
*Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.
*O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
*A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.
*Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.
*Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos.
*O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem.

o que são crimes ambientais e como evita-los

                                              O que são crimes ambientais
São considerados crimes ambientais toda e qualquer ação que causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
Todas as ações e atividades que causem poluição de qualquer natureza, que resultem ou possam resultar em danos à saúde ou que provoquem a morte de animais e a destruição significativa da flora são consideradas crimes ambientais, com punição de multas, seja para pessoas físicas ou jurídicas.
Por vezes, algumas atitudes entram no cotidiano da população e muitos não sabem o quanto estão prejudicando o meio ambiente e a vida das outras pessoas. Mas preste atenção: a Lei de Crimes Ambientais pune os autores dessas ações, com multas que variam de R$ 1.000,00 a R$ 50.000.000,00 ou mesmo multa diária.

Alguns crimes ambientais;
• Tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para ocupação humana
• Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população
• Causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade
• Dificultar ou impedir o uso público das praias
• Lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos
• Deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.


                       Punições em caso de;
Provocar queimadas;6 anos de prisão
Jogar esgoto não tratado em rios ou no mar;multa de até 5 anos de pisão
Maltratar ou ferir animais;1 ano a 4 meses de prisão
Caçar sem autorização;1ano a 5 mese de prisão
Comprar e vender animais silvestres;1 ano ate 5 meses de prisão
soltar balão;3 anos de prisão
Pichar muros;1 ano de prisão
Cortar árvores em área de preservação; multa de até 3 anos

           O que podemos fazer para Evita-los

Policias;previnem e evitam agressões ao meio ambiente.
Secretária do meio ambiente e Ibama;Fiscalizame autorizam atividades que interferem no meio ambiente.
Promotores;promovema justiça,fiscalizam e apresentam denuncias.
Juízes;Decidem quem deve e como será a punição.
ONG ambientais;pessoas que se organizam para defender o mei ambiente.
VOCÊ; Preserva a natureza,divulga informações e avisa as autoridades quando há algo errado a ser punido.
upjhjhj  

domingo, 22 de maio de 2011

Lar São Francisco de Assis da "cidade de Astolfo Dutra"

                    A importância de instituições de amparo aos idosos



Os asilos tem como objetivo de proporcionar o bem estar aos idosos.A assistente social,tem o dever de buscar conversar com as famílias ver as causas do abandono e conscientizar a mesma da importância do convívio familiar e da afetividade.Envelhecer é muitas vezes um processo delicado e doloroso.Afinitude significa témino de nossa ação no mundo.
O Asilo Lar São Francisco de Assis Vem sendo mantido com verbas e doações da comunidade.



                 *Entrevista No Lar São Francisco de Assis no Dia 22/05/11 ás 16:00h
Entrevistamos alguns idosos do Lar São Francisco com algumas perguntas,pela qual eles nos responderam com muita simpatia.

Perguntamos aos idosos sobre o sentimento que eles possuiam em relação as famílias.
R=Alguns responderam que sentiam muitas saudades principalmente dos filhos,outros preferiram não responderem  esta pergunta.

O que eles acham que a família poderia fazer para melhorar as condições de vida.
R=Alguns disseram que "nada" poderiam fazer para melhorar sua qualidade de vida, e outros  pior sentirem mágoa por terem sidos abandonados,oitros por acharenm que são um peso na vida da família preferem se afastar

Se eles acham que sua família tem condições (financeiras ou psicológicas) de leva-los para casa e viverem juntos.
R=Alguns responderam que sim,enquanto  a maioria  responderam acha que a família não tem comdições financeiras,outros acham que por terem filhos que trabalham muito e não teriam  tempo para para dar atenção e ainda por acharem que as famílias não teriam paciência para lidar com cuidados adequados e necessários.

para finalisar fizemos a ultima pergunta;Se a respeito da internação, se foi da vontade própria ou não.
R=A maioria teve a internação involuntária isto é sem vontade própria,por motivos de  problemas de saúde, condições da família de cuidar deles  ou até mesmo pela falta de paciência que muito familiares não tinham com eles. 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Regimes Totalitários

                                       O que são Regimes Totalitários
Os Regimes Totalitários nasceram em uma época em que o capitalismo passava por uma crise.
  È um sistema político onde o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.
O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo (onde os cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado) e da ideologia (um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada).
Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político abrangente divulgada através dos meios controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do uso do terrorismo no Estado.
o totalitarismo e a ditadura tem poucas diferenças,assim como o socialismo e o comunismo.O fascismo é totalitário,e o Estado Fascista síntese e unidade de todo valor,interpreta,movimentar e dominar toda vida do povo.
    Os Regimes Totalitários proibem as greves, pois não admitem oposição.Todo direito provem do Estado.Os opositores são considerados traidores.
    É uma consepção política que exalta o Estado, a nação ou a uma classe social, as quais o individuo deve estar totalmente submetido a todos os aspectos de sua vida privada                                      
      Algumas caracteríticas dos Regimes Totalitários
O Totalitárismo ocorreu em alguns Países, cada um com seu nome, as com algumas características:
*Os interesses indivíduais de cadassim como o socialismo e o comunismo.a cidadão não podia prevalescer, e sim os interesses do grupo.
*Não deveriam existir pluripartidarismo, pois causa divisões na sociedade.
*Eram nascionalistas, defediam purificação das raças.
*Todos deveriam ser subordinados ao Estado.
  
   Alguns Países que ainda adotam os regimes totalitários:
China, Venezuela, Coreia do Norte, Sudão, e vários outros Países da África e Oriente Médio




.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Poluição dos rios

  Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios sem tratamento algum, a  ausência de um tratamento prévio e o despejo indevido só piora o quadro;
  Os matérias orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas insecticidas, são lançados diariamente nos rios;
  Os fertilizantes agrícolas utilizados por agricultores nas plantações são arrastados  pelas águas das chuvas para dentro dos rios o que ocasiona a poluição por agrotóxicos;
  A poluição causa alterações  físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e no sabor da água;por essas razoes é indispensável que a água de rios passe por um tratamento prévio para posterior consumo.

Praça José Inácio Peixoto

  Fomos a praça para tirar umas fotos para fazer a postagem  e encontramos uma senhora que foi muito bondosa em nos dar seu depoimento de como se sentia sobre a praça que tem em frente a sua casa.

Nome: Rosinha Campos       Idade: 81 anos
Depoimento.
  Está praça está uma sujeira, além de ter estes pés de bananeiras enfeando, temos que brigar para que os varredores venham limpar  essa  praça.
  Há muito mato nessa praça, os bancos estão quebrados, mas ela ressaltou que pelo menos a iluminação da praçafoi restaurada a pouco tempo.





  

sábado, 16 de abril de 2011

Crise de 1929...

  No início do séc XX , os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passar por serias dificuldades.Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise:
-O aumento da produção não acompanhou o aumento de salários.Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
-A recuperação dos países europeus logo após a 1ª Guerra Mundial.Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos porém reduziram isso drasticamente devido a recuperação de suas economias.
  Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de super produção.Os agricultores para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras.As industrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise.
  A crise naturalmente chegou ao mercado de ações.Os preços dos papeis na bolsa de Nova York, um dos maiores centros capitalistas da época, despencaram, ocasionando o crash(quebra).Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões  de norte-americanos perderam o emprego.
  Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.Um exemplo disso é o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café.Com a crise, o preço do café despencou e ouve uma super produção, gerando milhares de desempregados no Brasil.
  Para solucionar a crise o presidente Franklin Roosevelt, propôs mudar a política de intervenção americana.Se antes, o Estado não interferia na economia, deixando tudo agir conforme o mercado, agora passaria a intervir fortemente.O resultado disso foi a criação de grande obras de infra-estrutura, salário-desemprego, e assistência aos trabalhadores, concessão de empréstimos, etc.Com isso os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento econômico, de forma gradual, tentando esquecer a crise que abalou o mundo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uso do rádio na divulgação e consolidação no governo de Getulio Vargas

  Quando Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, as radios não possuiam autorização oficial para veiculação de publicidade, que só viria a ser estabelecida em 1932, em substituição aos Decretos de 1924 a 1931.
  Dessa forma o Brasil passou a adotar o modelo norte-americano de radiofusão e passava a distribuir concessões de canais a particulares permitindo oficialmente a exploração comercial do veiculo.
  Desde o início do rádio brasileiro, além da politica, o esporte teve espaço, e no ano de 1932 Glagiano Neto transmitiu do exterior a copa do mundo realizada na França.Vargas se utilizava do rádio para divulgação de seus projetos ,dentre as mais importantes a CLT(Consolidação das Leis de Trabalho) e uma serei de dispositivos para regulamentar a profissão de jornalista, o q ocorreu efetivamente durante o governo de Jânio Quadros, em 1961.
  O governo Vargas tinha portanto uma visão mais clara a respeito da importância dos meios de comunicação para o apoio e a divulgação de seus feitos.Assim ao mesmo ponto de incentivava a profissão jornalística  através da legislação das conquistas e a evolução da categoria, utilizava-se do DIP(Departamento da Imprensa e Propaganda) cercear, restringir e censurar o que não fosse de interesse do governo em matéria de divulgação.
  A fiscalização de censura no rádio era feito nos programas gerais, desde as informativas como as de diversões públicas e se  dava através de um censor, ou seja,um funcionario público que ficava dentro de uma sala especial montada no interior das emissoras,fazendo anotações o que de estranho verificasse, transmitindo ao chefe de controle as irregularidades por ventura apuradas.
  Em 1940, foltam submetidas à censura prévia  da divisão de rádio, 3770 programas, 483 peças de teatro, e 2416 gravações, existindo no país 78 emissoras de rádio.