terça-feira, 26 de abril de 2011

Poluição dos rios

  Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios sem tratamento algum, a  ausência de um tratamento prévio e o despejo indevido só piora o quadro;
  Os matérias orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas insecticidas, são lançados diariamente nos rios;
  Os fertilizantes agrícolas utilizados por agricultores nas plantações são arrastados  pelas águas das chuvas para dentro dos rios o que ocasiona a poluição por agrotóxicos;
  A poluição causa alterações  físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e no sabor da água;por essas razoes é indispensável que a água de rios passe por um tratamento prévio para posterior consumo.

Praça José Inácio Peixoto

  Fomos a praça para tirar umas fotos para fazer a postagem  e encontramos uma senhora que foi muito bondosa em nos dar seu depoimento de como se sentia sobre a praça que tem em frente a sua casa.

Nome: Rosinha Campos       Idade: 81 anos
Depoimento.
  Está praça está uma sujeira, além de ter estes pés de bananeiras enfeando, temos que brigar para que os varredores venham limpar  essa  praça.
  Há muito mato nessa praça, os bancos estão quebrados, mas ela ressaltou que pelo menos a iluminação da praçafoi restaurada a pouco tempo.





  

sábado, 16 de abril de 2011

Crise de 1929...

  No início do séc XX , os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passar por serias dificuldades.Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise:
-O aumento da produção não acompanhou o aumento de salários.Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
-A recuperação dos países europeus logo após a 1ª Guerra Mundial.Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos porém reduziram isso drasticamente devido a recuperação de suas economias.
  Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de super produção.Os agricultores para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras.As industrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise.
  A crise naturalmente chegou ao mercado de ações.Os preços dos papeis na bolsa de Nova York, um dos maiores centros capitalistas da época, despencaram, ocasionando o crash(quebra).Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões  de norte-americanos perderam o emprego.
  Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.Um exemplo disso é o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café.Com a crise, o preço do café despencou e ouve uma super produção, gerando milhares de desempregados no Brasil.
  Para solucionar a crise o presidente Franklin Roosevelt, propôs mudar a política de intervenção americana.Se antes, o Estado não interferia na economia, deixando tudo agir conforme o mercado, agora passaria a intervir fortemente.O resultado disso foi a criação de grande obras de infra-estrutura, salário-desemprego, e assistência aos trabalhadores, concessão de empréstimos, etc.Com isso os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento econômico, de forma gradual, tentando esquecer a crise que abalou o mundo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uso do rádio na divulgação e consolidação no governo de Getulio Vargas

  Quando Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, as radios não possuiam autorização oficial para veiculação de publicidade, que só viria a ser estabelecida em 1932, em substituição aos Decretos de 1924 a 1931.
  Dessa forma o Brasil passou a adotar o modelo norte-americano de radiofusão e passava a distribuir concessões de canais a particulares permitindo oficialmente a exploração comercial do veiculo.
  Desde o início do rádio brasileiro, além da politica, o esporte teve espaço, e no ano de 1932 Glagiano Neto transmitiu do exterior a copa do mundo realizada na França.Vargas se utilizava do rádio para divulgação de seus projetos ,dentre as mais importantes a CLT(Consolidação das Leis de Trabalho) e uma serei de dispositivos para regulamentar a profissão de jornalista, o q ocorreu efetivamente durante o governo de Jânio Quadros, em 1961.
  O governo Vargas tinha portanto uma visão mais clara a respeito da importância dos meios de comunicação para o apoio e a divulgação de seus feitos.Assim ao mesmo ponto de incentivava a profissão jornalística  através da legislação das conquistas e a evolução da categoria, utilizava-se do DIP(Departamento da Imprensa e Propaganda) cercear, restringir e censurar o que não fosse de interesse do governo em matéria de divulgação.
  A fiscalização de censura no rádio era feito nos programas gerais, desde as informativas como as de diversões públicas e se  dava através de um censor, ou seja,um funcionario público que ficava dentro de uma sala especial montada no interior das emissoras,fazendo anotações o que de estranho verificasse, transmitindo ao chefe de controle as irregularidades por ventura apuradas.
  Em 1940, foltam submetidas à censura prévia  da divisão de rádio, 3770 programas, 483 peças de teatro, e 2416 gravações, existindo no país 78 emissoras de rádio.